• :

Call for papers

História do Congresso

Com mais de 40 anos de história, o CICA afirmou-se como um espaço de debate e encontro entre o mundo académico e o mundo profissional. Ao longo destes anos, os CICA têm contribuido, muito positivamente, para a visibilidade e consolidação da profissão na sociedade portuguesa e para a projeção da investigação cientifica em contabilidade e auditoria nas esferas nacionais e internacionais. Mas, importa realçar que estes congressos não são apenas eventos científicos. Na verdade, os CICA são também momentos de convivio, de grande riqueza cultural e social, onde surgem muitas oportunidades de colaboração e trabalho em rede entre os participantes.


Data e Local

O XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA), organizado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), irá realizar-se a 7 e 8 de novembro de 2019, no Porto, nas instalações do ISCAP. O tema do Congresso é "A Contabilidade na Era Digital: Oportunidades e Desafios”.


Call for Papers

O XVII CICA está aberto a uma ampla variedade de tópicos da atualidade, com o objetivo de estimular abordagens interdisciplinares e complementares, promover a disseminação do conhecimento científico, a troca de experiências e saberes profissionais e a transferência de conhecimento, numa sociedade cada vez mais global e digital.

A chamada de trabalhos enquadra-se em 10 tópicos e uma sessão aberta a outros temas da Contabilidade e/ou Auditoria:

A • A contabilidade na era digital
B • Contabilidade financeira e normalização contabilística
C • Contabilidade de gestão
D • Auditoria
E • Fiscalidade
F • Relato financeiro e não financeiro
G • Ética e responsabilidade social
H • Setor público e setor não lucrativo
I • História da contabilidade
J • Ensino e investigação em contabilidade
K • Sessão aberta


Todos os trabalhos são submetidos a revisão cega por pares

Considerando as dimensões nacionais e internacionais do congresso, os trabalhos podem ser redigidos e apresentados na língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.


Datas importantes

30 de junho de 2019 • Data limite de submissão

[Nova data] 22 de julho de 2019 • Data limite de submissão

10 de setembro de 2019 • Notificação da decisão

07 de outubro de 2019 • Prazo limite para a inscrição dos autores com trabalhos aceites


Normas de submissão de artigos

Os trabalhos devem ser submetidos através do email:cica@occ.pt, de acordo com as regras a seguir definidas. A Comissão Organizadora pressupõe que o envio de um trabalho é do conhecimento e concordância de todos os autores.


Comunicações: As comunicações não devem exceder as 8.000 palavras (aproximadamente 20 páginas), nelas incluindo as referências bibliográficas, resumo, gráficos e tabelas. Podem ser enviadas até três propostas de comunicações originais por participante, não publicadas, seja como único autor ou em co-autoria. As comunicações apenas serão avaliadas para possível apresentação com discussant, se os autores manifestarem esse interesse, aquando da submissão. As comunicações não selecionadas para apresentação com discussant integrarão as demais sessões paralelas.


Formato dos trabalhos: As comunicações e os projetos de investigação deverão ser enviados em dois ficheiros em formato Word, com páginas A4, margens de 2,5 cm, espaçamento duplo com texto justificado, letra Times New Roman, tamanho 12.


Primeiro ficheiro: deve conter o título, um resumo que não exceda as 150 palavras, nome, email e instituição dos autores, indicação do autor de contacto, e até 5 cinco palavras-chave. Os autores devem indicar se autorizam a publicação da comunicação no livro de atas do XVIII CICA, em formato digital, e se pretendem apresentar a comunicação com ou sem discussant.


Segundo ficheiro: deve conter a comunicação e um resumo que não exceda as 150 palavras. Não deve conter qualquer elemento que permita identificar o(s) autor(es).


Referências bibliográficas: devem respeitar o estilo Harvard.


Avaliação dos trabalhos e notificação

Os trabalhos submetidos (comunicações e projetos de investigação) serão avaliados por dois membros da Comissão Científica do Congresso (double blind refereeing process). O autor de contacto será notificado por email do resultado da avaliação do(s) trabalho(s) até 10 de setembro de 2019. Os autores dos resumos de comunicação aceites deverão remeter a versão completa da comunicação até ao dia 10 de outubro de 2019.


Oportunidade de publicação

Mediante autorização dos autores, os textos completos dos trabalhos incluidos no programa do Congresso serão publicados em formato digital, com o número ISBN.

Os melhores trabalhos serão convidados a submissão para publicação num número especial da Revista de Ciências Empresariais e Júridicas (RCEJ) ou na Revista Contabilidade & Gestão da OCC.



Prémio "Melhor artigo XVII CICA”

A Comissão Científica do XVII do CICA atribuirá o prémio "Melhor Comunicação do XVII CICA” com base na avaliação feita pelos revisores. O vencedor será anunciado na sessão de encerramento e o prémio será entregue aos autores inscritos no congresso.


Colóquio de Investigação do XVII CICA

No âmbito do XVII CICA, será organizado, em colaboração com o CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, um Colóquio de Investigação. Este colóquio pretende oferecer a estudantes de mestrado, de doutoramento e outros investigadores uma oportunidade de discutir os seus projetos de investigação com académicos experientes na área. O Colóquio acolhe uma ampla gama de tópicos no domínio do da Contabilidade e Auditoria e está aberto a várias abordagens metodológicas.

Durante o colóquio, os investigadores apresentarão os seus trabalhos a um painel de investigadores de reconhecida experiência, recebendo sugestões e contributos para melhorar as suas ideias, argumentos e metodologias.

Os projetos de investigação devem seguir, preferencialmente, a seguinte estrutura:

• Título do Projeto

• Investigador(es)

• Contexto (máximo 300 palavras)

• Objectivo (máximo 100 palavras)

• Enquadramento teórico (máximo 500 palavras)

• Metodologia (máximo 500 palavras)

• Resultados esperados (máximo 300 palavras)

• Contributo (máximo 100 palavras)

• Originalidade (máximo 100 palavras)

• Bibliografia (sem limite)

Os projetos devem ser enviados em formato PDF para o e-mail: ceos@iscap.ipp.pt, até ao dia 30 de junho de 2019, mencionando no assunto: Colóquio de Investigação do XVII CICA.

Dada a natureza deste tipo de trabalho, os projetos de investigação não serão objeto de qualquer forma de publicação.


ENGLISH VERSION



Voltar